- Ano: 2015
-
Fotografias:Marcel van der Burg
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa de Chá "Tuin van Noord" é um projeto de pequena escala e baixo orçamento iniciado pelos residentes locais. Localizada em um parque local na histórica cidade de Leida, Holanda, ela funciona como um local de reunião para a comunidade. A Casa de Chá conta com uma área de estar, uma cozinha, um espaço para atividades ao ar livre, e um espaço multifuncional destinado, tanto a exposições temporárias de objetos locais - o chamado museu de bairro -, quanto a reuniões.
O projeto foi iniciado em 2011 e é patrocinado por vários fundos holandeses, incluindo Fonds 1818, VSB Fonds, Bruckerfonds e o município de Leida.
A Casa de Chá localiza-se em um parque local que está sendo revitalizado com o objetivo de dar a ele uma função mais central no distrito e melhorar sua função como um "coração verde" no bairro.
Tripé
A Casa de Chá, quase completamente projetada com elementos estruturais prefabricados em madeira, tem uma forma de três apoios. No centro - onde os apoios se unem - encontra-se a área de estar, destacando, assim, sua função central. As grandes aberturas em todo seu perímetro permitem olhar em todas as direções e experimentar uma vista panorâmica sobre o parque. Os três apoios incluem os outros programas: o museu de bairro no menor, a cozinha, o ponto de empréstimo de jogos, a entrada e banheiro nos dois maiores apoios.
Para que funcionem como unidade, os três apoios intercalam-se entre grandes planos horizontais: a cobertura de madeira e o terraço. Tanto a cobertura, quanto o piso, se estendem com o objetivo de criar uma sensação de continuidade entre interior e exterior. As esquinas curvas inferiores de ambos os planos, suavizam a forma e fazem com que ela seja muito mais fluida. Como uma resposta lógica à sua proposta independente no parque, a Casa de Chá tem uma forma integral; não possui a frente ou fundo de um projeto tradicional.
Sistema construtivo e projeto sustentável
Um elemento diferencial em termos de sustentabilidade, é o uso de uma construção maciça de madeira reutilizável, desmontável produzida de forma sustentável. No projeto, as possibilidades e o potencial arquitetônico da madeira maciça transversal foram plenamente explorados.
No lugar de complexas técnicas de instalação, foram utilizadas soluções simples e passivas para alcançar um bom rendimento energético. Por exemplo, o edifício consta de paredes e sistemas de envidraçamento altamente isolantes, fazendo um uso ótimo da luz natural durante o dia. A extensão da cobertura curva é adaptada à posição e o ângulo do sol, o que diminui o efeito de aquecimento por radiação solar durante o verão e, no entanto, faz uso da energia solar durante as estações mais frias, quando a posição do sol é baixa. Para o aquecimento, um simples sistema de baixa temperatura foi utilizado. A cobertura conta com uma camada de vegetação que contribui com a gestão de água, o isolamento, a absorção de calor e a biodiversidade.
Objetivos sociais
Um dos principais objetivos do projeto é fortalecer a coesão social e o respeito mútuo entre os residentes locais. Nesse sentido, a Casa de Chá desempenha um papel importante na conexão de diferentes pessoas do bairro; nativos e imigrantes, idosos e jovens, residentes permanentes e de passagem, podem se reunir no local. Além disso, através da organização de uma ampla gama de atividades, a Casa de Chá oferece a oportunidade para que os locais envolvam-se mais com a sociedade e contribuam com a habitabilidade e qualidade social do bairro.
Confiança
A Casa de Chá é propriedade de uma fundação administrada pelos residentes locais, um princípio inspirado pelos chamados "trusts" na Inglaterra. A fundação é uma organização sem fins lucrativos, qualquer lucro é convertido no bairro, mantendo as áreas verdes, entre outros usos.